A cidade de Martins, no Alto Oeste potiguar, se prepara para realizar a 16ª edição do Festival Gastronômico e Cultural, um dos mais tradicionais do estado, de ontem sexta-feira (19) até domingo (21). Há dois meses, a Neoenergia Cosern realiza uma série de ações preventivas na rede elétrica do município e da região, principalmente nos circuitos que atendem a Praça Antônio Martins, onde é realizado o evento. Com uma altitude de mais de 700 metros em relação ao nível do mar, Martins atrai muitos turistas em busca das temperaturas agradáveis no mês de julho.
De acordo com José Gomes, gerente de Operações da Neoenergia Cosern no Oeste, o principal destaque foi a nova opção de fornecimento de energia, em caso de urgência, partindo da cidade de Riacho da Cruz. “Essa ação estruturante reforçou a confiabilidade do sistema, garantindo a continuidade e qualidade do fornecimento em todas as horas do ano”, ressalta José Gomes. “Além disso, foram realizadas 240 podas preventivas em árvores cujos galhos estavam bem próximos à rede de distribuição, bem como a inspeção em cerca de 15 quilômetros da rede de baixa e média tensão nas ruas do município”, complementa.
Na inspeção, são utilizados veículos equipados com câmeras de termovisão uma tecnologia que identifica possíveis pontos de calor nos equipamentos do sistema elétrico (cabos, transformadores, subestações, por exemplo) e auxilia na correção de possíveis defeitos. Controladas por dois eletricistas por meio de um sistema que imita um joy stick instalado no interior do veículo, as câmeras fazem leituras termográficas e uma central instalada no próprio veículo envia informações para o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora em Natal.
As ações voltadas para o Festival Gastronômico e Cultural de Martins fazem parte de um planejamento histórico de investimentos da Neoenergia Cosern em todas as regiões do estado até 2027. No Oeste e Alto Oeste serão investidos R$ 650 milhões nos próximos quatro anos, destinados principalmente para expansão e manutenção de redes e construção de novas subestações elétricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário