Você Em Destaque Em Nosso Site!

Você Em Destaque Em Nosso Site!
Os Melhores Da Região Estão Aqui!

Seu Anuncio Está Aqui!

Seu Anuncio Está Aqui!

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Refinaria Clara Camarão reduz preços da gasolina e do diesel pela segunda semana seguida

   Postado Por: Elinho Promoções

A Brava Energia reduziu, pela segunda semana consecutiva, os preços da gasolina A e do diesel A S500 comercializados na Refinaria Clara Camarão, em Guamaré. A atualização semanal dos valores foi realizada nesta quinta-feira (25).

No caso da gasolina A, o preço passou de R$ 3,81 para R$ 3,75 por litro, redução de R$ 0,06. Na semana anterior, o combustível já havia registrado queda de R$ 0,18, quando saiu de R$ 3,99 para R$ 3,81.

O diesel A S500 também teve redução nas duas modalidades de venda praticadas pela refinaria. Na modalidade LCT, o litro passou de R$ 4,49 para R$ 4,36, queda de R$ 0,13. Já na modalidade EXA, o valor saiu de R$ 4,48 para R$ 4,35, também com redução de R$ 0,13 por litro.

Na atualização anterior, divulgada em 18 de junho, o diesel já havia recuado R$ 0,25 por litro nas duas modalidades. Na ocasião, o valor passou de R$ 4,74 para R$ 4,49 na modalidade LCT e de R$ 4,73 para R$ 4,48 na modalidade EXA.

Os valores se referem aos preços praticados pela refinaria e não correspondem diretamente ao preço cobrado ao consumidor nos postos. Até chegar às bombas, os combustíveis ainda passam por etapas como distribuição, aplicação de tributos, custos logísticos, mistura obrigatória no caso da gasolina e definição das margens de revenda.

Com a nova atualização, a gasolina acumula queda de R$ 0,24 por litro em duas semanas na Refinaria Clara Camarão. No mesmo período, o diesel A S500 acumula redução de R$ 0,38 por litro nas modalidades LCT e EXA.

Cidade do RN lança programa contra obesidade com distribuição gratuita de ‘canetas emagrecedoras’

    Postado Por: Elinho Promoções

A Prefeitura de Pedra Grande, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, lançou um programa voltado ao tratamento da obesidade e de doenças associadas. A iniciativa prevê, em alguns casos, o uso de medicamentos conhecidos como análogos de GLP-1 — as chamadas “canetas emagrecedoras”.

De acordo com o município, a primeira etapa do programa selecionou 20 pessoas, que já estão sob acompanhamentos. Chamado de “Emagrece+”, a iniciativa é custeada integralmente com recursos da própria prefeitura.

Segundo a nutricionista do município, Vanice Pontes, os participantes passaram por triagem e são selecionados conforme critérios como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia, doenças comumente relacionadas com a obesidade.

“Todos os pacientes que fizeram a inscrição vão passar pela triagem comigo. Após essa triagem, toda a equipe se reúne e faz a seleção. Essa seleção é feita por gravidade do problema”, afirmou. “Não é um programa com finalidade estética”, completa.

O programa, lançado em maio deste ano, reúne uma equipe multidisciplinar formada por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos.

Entre as ações desenvolvidas estão aulas de pilates e exercícios físicos realizados tanto na sede do município quanto na comunidade de Enxu Queimado.

Os encontros também incluem palestras e orientações sobre doenças associadas à obesidade. Na atividade mais recente, na sexta-feira (19), os participantes receberam informações sobre hipertensão e diabetes e sobre a importância da alimentação equilibrada e da prática regular de exercícios.

UFRN abre inscrições para 80 vagas remanescentes do SISU; veja cursos e prazos

   Postado Por: Elinho Promoções

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), publicou edital para preenchimento de vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Ao todo, são ofertadas 80 vagas em cursos de graduação nos campi de Caicó, Currais Novos e Natal.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 28 de junho, exclusivamente pelo site da Comperve. A taxa de inscrição é de R$ 30.

As oportunidades estão distribuídas entre seis cursos. No campus de Caicó, são ofertadas 10 vagas para Engenharia de Computação e três para Sistemas de Informação. Em Currais Novos, há 43 vagas para o curso de Turismo. Já no campus de Natal, são 14 vagas para Engenharia Biomédica, seis para Engenharia Têxtil e quatro para Engenharia Mecatrônica.

A seleção dos candidatos será feita com base na média simples das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as edições de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025.

Para participar, o candidato deve acessar o site da Comperve, preencher integralmente o formulário de inscrição e anexar os documentos comprobatórios exigidos, quando necessário.

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção da taxa de inscrição. Para isso, é necessário preencher o requerimento de isenção e anexá-lo durante o processo de inscrição.

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 24 de julho. Após a publicação, os candidatos classificados deverão realizar o cadastramento e a matrícula conforme edital específico, que será divulgado até um dia útil depois do resultado.

Os aprovados em vagas destinadas a ações afirmativas deverão apresentar a documentação comprobatória e participar das bancas de validação e heteroidentificação, de acordo com a modalidade de cota em que foram classificados.

Segundo a pró-reitora de Graduação da UFRN, Elda Melo, a seleção representa uma nova oportunidade para estudantes que não conseguiram ingressar na universidade no primeiro semestre.

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

  Postado Por: Elinho Promoções

O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.

A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente.

Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:

  • saldo disponível em conta;
  • limite autorizado para transações;
  • possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.

Nova experiência

Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:

  • quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação;
  • quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.

O chefe de Subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, Matheus Rauber, afirmou que a mudança pode abrir espaço para novas soluções financeiras.

“Bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra”, disse.

Controle do cliente

O compartilhamento dos dados não pode ser ativado automaticamente. O usuário precisa selecionar essa opção durante o processo de autorização.

“Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada”, afirmou Rauber.

O consentimento pode ser cancelado a qualquer momento. O consumidor pode interromper apenas a exibição de saldo e limite ou encerrar também a vinculação da conta para pagamentos.

Segurança digital

O Banco Central reforça que o open finance exige consentimento explícito, autenticação forte (em várias etapas) e participação apenas de instituições autorizadas.

“A possibilidade de visualização de saldos e limites disponíveis serve para melhorar a experiência do pagamento”, informou a autoridade monetária.

Segundo o BC, a nova etapa deve ajudar a diminuir transações recusadas por saldo insuficiente e estimular novos modelos de pagamentos digitais no país.

O Pix por aproximação continua em expansão como parte da estratégia do Banco Central para integrar pagamentos instantâneos, carteiras digitais e serviços financeiros dentro do open finance.

ALRN revitaliza prédio histórico no Centro para abrigar novos estúdios e TI

    Postado Por: Elinho Promoções

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte inaugura, na próxima quarta-feira (1º), às 15h, o edifício Deputado Moacyr Torres Duarte, localizado na Cidade Alta. A nova estrutura abrigará a TV Assembleia, a Rádio Assembleia, a Diretoria de Tecnologia e Inovação e a Controladoria da Casa, oferecendo um ambiente moderno e integrado para otimizar a prestação de serviços e o fluxo de trabalho dos servidores.

O imóvel, onde funcionava anteriormente o Banco do Nordeste (BNB), foi escolhido como parte de um planejamento estratégico voltado à revitalização do Centro Histórico de Natal. Com mais de 1.600 metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos, o espaço contará com estúdios amplos, salas de reunião e uma redação integrada. A nova sede das emissoras legislativas terá cinco ilhas de edição, estúdios de rádio e televisão, além de quatro switches e salas de produção para o monitoramento de conteúdo em tempo real.

A área tecnológica do Parlamento também ganhará novas instalações para o desenvolvimento de ferramentas digitais, como o e-Legis e o Legis Plenário. Um dos destaques do projeto é a preservação do antigo cofre do banco, que foi transformado em um moderno data center. De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro da Assembleia, Pedro Cascudo, a mudança gerará economia direta. “A inauguração do novo espaço vai colaborar para que outros imóveis alugados pelo Poder Legislativo sejam desocupados”, detalha o gestor. Com informações do Blog Robson Pires!

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Condenado por matar o próprio filho é capturado pela PRF na BR-304 no RN

   Postado Por: Elinho Promoções

Um homem condenado por matar o próprio filho, de 19 anos, foi preso na tarde de ontem terça-feira (23), durante uma fiscalização da PRF na BR-304, em Assú. Segundo a PRF, os policiais identificaram que havia um mandado de prisão contra o motorista.

O documento foi expedido pela Vara Única da Comarca de Campo Grande, no RN. De acordo com as informações da polícia, o homem foi condenado pelo homicídio do próprio filho, crime ocorrido no interior do estado.

Após a confirmação da ordem judicial, os agentes realizaram a prisão do condenado ainda no local da abordagem. O suspeito foi encaminhado à Polícia Civil, responsável pelos procedimentos legais relacionados ao cumprimento do mandado de prisão.

A PRF não divulgou detalhes adicionais sobre o crime nem a identidade do preso.

*Blog do BG

Corpo é encontrado em manguezal no litoral do RN

   Postado Por: Elinho Promoções

O corpo de um homem foi encontrado preso em um manguezal na Lagoa de Guaraíras, entre Tibau do Sul e Senador Georgino Avelino, no litoral do RN, ontem terça-feira (23). De acordo com a Polícia Civil, o cadáver não possuía marcas de lesões aparentes e o caso é tratado como afogamento.

O bombeiros foram acionados e retiraram o corpo do local. Em seguida, a Polícia Científica do Rio Grande do Norte fez o recolhimento do cadáver para passar por exames necroscópico, toxicológico e identificação.

O caso segue em investigação.

*Via Jair Sampaio

Seguro-Defeso: encerra em 30 de junho prazo para participação nas entrevistas

   Postado Por: Elinho Promoções

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informa aos pescadores artesanais, requerentes do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, conhecido como Seguro-Defeso, que o prazo para participação nas entrevistas presenciais relacionadas à coleta complementar de informações para fins de habilitação ao benefício encerra-se em 30 de junho de 2026.

As entrevistas integram o processo de habilitação ao benefício. A ação ocorre em 132 municípios do Pará, Amazonas, Bahia, Maranhão e Piauí, estados que concentram o maior número de pescadores.

A coleta complementar de informações constitui etapa do processo de análise do benefício e tem por finalidade confirmar a elegibilidade do requerente e a veracidade das informações prestadas no momento da solicitação. O atendimento é realizado presencialmente por agentes capacitados, que aplicam entrevistas e questionários, além de prestarem orientações sobre o benefício.

Os pescadores artesanais convocados para essa etapa devem comparecer ao local indicado dentro do prazo estabelecido. Nos termos da regulamentação vigente, a ausência na coleta complementar de informações poderá resultar na suspensão da análise e na não habilitação ao benefício.

O MTE orienta os pescadores artesanais que receberam, no Portal Emprega Brasil ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, a notificação “Aguardando fase presencial obrigatória e/ou confirmação do pescador na CTPS/Portal” e que ainda não participaram da entrevista a procurarem os pontos de atendimento o quanto antes, observando o prazo final de 30 de junho de 2026.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Justiça condena mulher que matou crianças envenenadas com ovo de páscoa

    Postado Por: Elinho Promoções

A Justiça condenou, na madrugada desta terça-feira (23), Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos de prisão, em regime fechado, pelo envenenamento e morte de duas crianças em Imperatriz (MA). Elas morreram após comer um ovo de Páscoa enviado à casa delas pela acusada.

As vítimas foram Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13, que não resistiram após consumir os doces. A mãe deles, Mírian Lira, chegou a ficar dias internada em UTI, mas sobreviveu. O crime foi em abril do ano passado.

O ovo que eles comeram continha chumbinho – um pesticida usado clandestinamente no Brasil para matar ratos. De acordo com a denúncia, Jordélia enviou o doce para a casa de Mirian por meio de um mototaxista.

Segundo o Ministério Público do Maranhão (MPMA), o crime foi motivado por ciúmes e vingança. Jordélia era ex-namorada do companheiro de Mirian à época. O caso aconteceu em abril de 2025, em Imperatriz.

O juiz determinou o cumprimento imediato da pena, manteve a prisão preventiva de Jordélia e negou o direito de recorrer em liberdade. Também foi determinada uma indenização mínima por danos morais de 100 salários mínimos para Mirian Lira Rocha e de 400 salários mínimos para os pais das duas crianças.

Saúde: SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio; saiba como será o esquema

   Postado Por: Elinho Promoções

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.  Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha.

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: 

Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;
Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção.

Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal.

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabela Ballalai, explica que o reforço é necessário porque a proteção conferida pela vacina cai com o passar do tempo. Logo, as doses adicionais garantem que ela permaneça alta.


Chuvas desafiam previsões no RN, mas nova ameaça climática surge no horizonte

    Postado Por: Elinho Promoções

O período chuvoso no litoral e no Agreste do Rio Grande do Norte deve se estender até meados de julho e início de agosto. A previsão é do chefe da unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, que também alertou para os efeitos do fenômeno El Niño no segundo semestre, com aumento das temperaturas e da sensação térmica em diversas regiões do Estado.

Em entrevista à rádio Mix FM Natal, Bristot afirmou que as chuvas registradas em 2026 surpreenderam os meteorologistas, uma vez que os indicadores oceânicos apontavam para um cenário menos favorável. “Nós tivemos uma grata surpresa este ano. Não estava tão favorável para chuvas, nem o Atlântico Sul, e nós tivemos chuvas de normal acima do normal em algumas regiões”, afirmou.

Segundo ele, o período chuvoso já chegou ao fim no semiárido potiguar, abrangendo as regiões Oeste e Central, onde o principal sistema meteorológico atuante é a Zona de Convergência Intertropical entre fevereiro e maio. “No interior do Estado, as chuvas já estão começando a diminuir. Ainda tem algumas pancadas de chuva acontecendo no interior, mas a tendência é diminuir”, explicou.

De acordo com o meteorologista, os maiores volumes foram registrados em áreas do Alto Oeste, Vale do Açu, região de Mossoró e Chapada do Apodi. Já no Seridó Oriental, onde estão municípios como Currais Novos e Parelhas, as precipitações ficaram ligeiramente abaixo da média histórica.

“O Seridó Oriental teve chuvas um pouco abaixo do normal. Mas, nas demais áreas do Seridó, as chuvas ficaram dentro do normal”, disse. Ele destacou ainda a recuperação dos reservatórios da região. “Tivemos boa recarga dos açudes na região do Seridó. Na região Oeste também tivemos boas recargas.”

Litoral

Enquanto o interior entra na fase de redução das precipitações, o litoral e o Agreste seguem em plena estação chuvosa, influenciados pelas condições do Oceano Atlântico Sul. “Pelo menos até meados de julho e início de agosto”, respondeu Bristot ao ser questionado sobre a duração das chuvas na faixa leste do Estado.

Segundo ele, junho é historicamente o mês mais chuvoso em Natal. O meteorologista ressaltou que o desempenho das chuvas foi melhor do que o inicialmente previsto. “A tendência inicial era que tivéssemos chuvas abaixo do normal. E essa condição foi superada, principalmente pela atuação das ondas de convergência. Ela se posicionou bem sobre o Nordeste e fez chuvas um pouquinho acima do normal.”


El Niño deve aumentar calor no RN

Apesar do comportamento favorável das chuvas neste ano, Bristot afirmou que a formação de um novo episódio de El Niño preocupa meteorologistas por causa dos impactos esperados nos próximos meses.

“O El Niño é o aquecimento das águas tropicais equatoriais ao longo do Oceano Pacífico”, explicou. Segundo ele, o fenômeno deve atingir seu pico entre setembro e novembro. “A previsão para o auge, que deverá acontecer entre setembro, outubro e novembro, deverá ficar entre 2,5 e 3 graus.”

O especialista destacou que o fenômeno favorece chuvas acima da média na Região Sul e dificulta a formação de sistemas produtores de chuva no Nordeste. “O El Niño, com a mudança na circulação atmosférica, bloqueia aqui no Nordeste e facilita o trânsito das frentes frias e dos sistemas frontais no Sul do país, fazendo com que haja mais chuva.”

Por isso, acrescentou, estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina já acompanham o cenário com atenção. No Rio Grande do Norte, os efeitos mais perceptíveis devem ser o enfraquecimento dos ventos e o aumento das temperaturas.

“O que a gente vai sentir desse impacto do El Niño é uma diminuição do vento e uma maior sensação térmica. Nós teremos um aumento de temperatura, principalmente aqui no setor leste do Estado.” Gilmar Bristot lembrou que episódios semelhantes já provocaram temperaturas extremas no interior potiguar. “Em setembro de 2024, nós tivemos Caicó com 40 graus durante o mês de setembro.”

A preocupação dos meteorologistas também se estende ao próximo ano. Segundo Bristot, os modelos indicam que o El Niño poderá permanecer ativo até os primeiros meses de 2027. “Há uma tendência de que nós tenhamos o prolongamento desse El Niño, pelo menos até os primeiros três meses de 2027, prejudicando a condição de chuvas no inverno de 2027 aqui no Nordeste.”

Ele explicou que o fenômeno pode favorecer os sistemas que atuam na pré-estação chuvosa, entre dezembro e fevereiro, mas prejudicar o principal período de chuvas do semiárido caso permaneça ativo durante o primeiro semestre. “Se ele entrar para o período chuvoso, vai prejudicar as chuvas e aí nós teremos condição de pouca chuva.”

Durante a entrevista, o chefe da Meteorologia da Emparn destacou investimentos realizados para modernizar o sistema de monitoramento climático do Estado. Segundo ele, foram instaladas 125 estações meteorológicas automáticas com monitoramento remoto, além da implantação de sistemas de previsão para todos os municípios potiguares.

“Nós reestruturamos todo o monitoramento do Estado, instalamos 125 estações automáticas com monitoramento remoto.” De acordo com Bristot, a população pode acompanhar previsões detalhadas por município por meio do portal da instituição.

Por Agora RN

Acusado de espancar namorada com 61 socos em elevador vai a júri popular em Natal

    Postado Por: Elinho Promoções

A Justiça do Rio Grande do Norte decidiu levar a júri popular Igor Eduardo Pereira Cabral, acusado de tentar matar a então namorada, Juliana Soares, após agredi-la com 61 socos dentro de um elevador em um condomínio de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.

Na decisão, a 1ª Vara Criminal de Natal pronunciou o réu por tentativa de feminicídio com duas qualificadoras e manteve sua prisão preventiva. O magistrado destacou a extrema violência das agressões e as graves consequências para a vítima.

Juliana sofreu múltiplas fraturas no rosto, passou por uma cirurgia reconstrutiva que durou mais de sete horas e ficou com sequelas neurológicas permanentes. As agressões foram registradas pelas câmeras de segurança do elevador e serviram como uma das principais provas do processo.

O crime aconteceu em julho de 2025. Segundo a investigação, antes das agressões o casal participava de um churrasco com amigos no condomínio e teria discutido após o acusado jogar o celular da vítima na piscina. Com a decisão judicial, o caso segue agora para julgamento pelo Tribunal do Júri, em data que ainda será definida.

G1RN


PF cumpre buscas no Digimais e solicita bloqueio de R$ 670 milhões contra líder da Igreja Universal e aliados

   Postado Por: Elinho Promoções

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23), a Operação Miragem, contra supostas fraudes no Banco Digimais. A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 670 milhões contra investigados, como é o caso do líder da Igreja Universal, Edir Macedo, dono do banco.

A suspeita é de que o banco tenha usado fundos de investimentos para maquiar um rombo bilionário. A reportagem buscava o contato com a defesa dos investigados até o fechamento deste texto.

Entre os alvos das buscas, estão dirigentes do Digimais, como é o caso do bispo João Urbaneja, homem de confiança de Edir Macedo, e seu filho, Thiago Urbaneja.

Os executivos do banco Marcelo de Lima Brasil, João Alves de Campos e Rodrigo Ruggero também foram alvos de buscas.

O bispo Edir Macedo não foi alvo de buscas por residir fora do Brasil.

A PF ainda cumpre buscas em endereços de José Roberto Giancoli Filho e Rodrigo Balassiano, donos da ID, gestora dos fundos do Digimais. Eles são suspeitos de ajudar na maquiagem contábil

A Polícia Federal afirma que após Edir Macedo assumir o controle do banco, ele passou a focar em crédito consignado e financiamento de veículos. Houve, segundo a PF, um breve período de crescimento e depois uma “severa” deterioração, com prejuízos expressivos.

Entre 2023 e 2024, então, o banco passou a emitir Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com taxas superiores a 110% do CDI.

Segundo a PF, a emissão dos CDBs atrelada à “posterior decretação de liquidação extrajudicial do Banco Master em novembro de 2025, evidenciou uma exposição de aproximadamente R$ 600 milhões do Banco Digimais a carteiras de crédito da instituição”.

De acordo com investigadores, o banco passou a fazer “sistemática superavaliação de ativos inseridos nos fundos administrados pela corretora ID.

Essa manobra, de acordo com a PF, teve o “o escopo de inflar artificialmente o patrimônio do Banco Digimais para viabilizar a emissão desproporcional de títulos de captação consubstancia fortes evidências da prática de gestão fraudulenta e de inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis”.

Em maio, o Estadão mostrou que diversos fundos de investimentos do banco haviam sido usados para maquiar prejuízos multimilionários.

Uma dessas operações foi apontada pela própria auditoria independente que o banco é obrigado a contratar para entregar suas demonstrações financeiras ao Banco Central. A holding de Edir Macedo, que controla o banco, comprou R$ 741 milhões das cotas que o Digimais tinha em participação de um Fundo de Direitos Creditórios chamado Hermon.

O Hermon não é dono de um ativo rentável a curto prazo. O fundo comprou o direito a receber uma indenização judicial obtida por herdeiros da antiga Companhia de Mineração e Siderurgia foi encampada – ou seja, teve o seu controle acionário assumido – pela ditadura de Getúlio Vergas, em 1940, no processo de criação da Vale do Rio Doce.

A Justiça Federal do Rio condenou a União a indenizar acionistas – e seus herdeiros legais – em valores atualizados equivalentes a 7 mil ações da Vale. O fundo estima ter R$ 2,2 bilhões a receber. A ação judicial é dos anos 1990 e o cálculo do pagamento gera controvérsia na Justiça, o que pode levar anos a ser resolvido.

Segundo a Polícia Federal, com uso de uma longa teia de fundos da ID adquiriu esses ativos por R$ 71 milhões, mas diversas reavaliações de seu patrimônio inflaram esse valor para R$ 741 milhões.

*Estadão Conteúdo

Messi se torna o maior artilheiro da história das Copas do Mundo com 18 gols; veja ranking

    Postado Por: Elinho Promoções

Lionel Messi entrou para a história ontem segunda-feira (22). O atacante da Argentina marcou dois gols contra a Áustria e se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

Agora, o camisa 10 chegou a marca de 18 gols em Mundiais e ultrapassou o alemão Miroslav Klose, que permaneceu por 12 anos na liderança do ranking histórico com 16 gols.

O argentino teve a oportunidade de marcar logo aos oito minutos do primeiro tempo. No entanto, desperdiçou uma cobrança de pênalti ao chutar para fora.

Mesmo assim, Messi seguiu participativo durante toda a partida. O atacante também encontrou dificuldades diante do goleiro austríaco Alexander Schlager, que realizou importantes defesas ao longo do confronto.

Messi chegou ao quinto gol nesta edição da Copa do Mundo e assumiu a liderança da artilharia do torneio.

Recorde encerra domínio de Miroslav Klose

O ranking histórico ganhou um novo líder após mais de uma década. Miroslav Klose havia assumido a liderança em 2014, durante a vitória da Alemanha por 7 a 1 sobre o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo disputada no país.

Na ocasião, o atacante alemão ultrapassou Ronaldo Nazário, que ocupava a primeira posição.

O craque argentino já vinha acumulando marcas importantes nesta edição do Mundial.

Na estreia da Argentina, Messi marcou três gols diante da Argélia. Com isso, ultrapassou Pelé em participações diretas em gols na história das Copas do Mundo.

Ranking dos maiores artilheiros da história das Copas do Mundo

  1. Lionel Messi – 18 gols
  2. Miroslav Klose – 16 gols
  3. Ronaldo Nazário – 15 gols
  4. Kylian Mbappé – 14 gols
  5. Gerd Müller – 14 gols
  6. Just Fontaine – 13 gols
  7. Pelé – 12 gols

*Com informações de Ponta Negra News

Hoje é “véspera de São João” Noite de acender fogueira e dançar forró

   Postado Por: Elinho Promoções

Nesta terça-feira, 23 de junho, é a “Noite de São João”. O santo popular é comemorado na véspera, pois amanhã, dia 24, é Dia de São João.

Nos Sítios, muitas pessoas ainda mantêm a velha tradição de aceder fogueira, queima fogos de artifícios e comidas típicas para festejar a data.

Noite de São João é tempo de festa do sertão nordestino. Viva São João!