Você Em Destaque Em Nosso Site!

Você Em Destaque Em Nosso Site!
Os Melhores Da Região Estão Aqui!

Seu Anuncio Está Aqui!

Seu Anuncio Está Aqui!

sábado, 15 de agosto de 2020

Prefeitura de Natal registra furtos de mais de 16 quilômetros de fiação elétrica em 2020

   Postado Por: Elinho Promoções

Somente na avenida Afonso Pena, na Zona Leste da capital, mais de 9 mil metros de cabos foram levados pelos criminosos, em três ocorrências. Segundo prefeitura, mais de 9 mil metros de cabos foram furtados da avenida Afonso Pena, em Natal. Google Street View Somente em duas avenidas, o município de Natal já registrou furto de 16 quilômetros de fiação elétrica em 2020, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Essa é praticamente a distância entre o centro da capital e Parnamirim, na região metropolitana. 

De acordo com o município, o furto de cabos e equipamentos de iluminação pública tem provocado um custo alto para a administração pública. Ao todo, as duas avenidas que registraram mais furtos tiveram 16.132 metros de cabos levados por criminosos. Além do prejuízo financeiro, a ação dos ladrões prejudica comércios e moradores da região, com a falta de iluminação, e sobrecarrega as empresas operadoras do serviço. 

Segundo a Semsur, os trechos mais visados pelos criminosos são as alamedas de grandes avenidas - devido ao cabeamento ser subterrâneo - como as das avenidas Afonso Pena e Campos Sales nos bairros de Petrópolis e Tirol, na Zona Leste e, ainda, as alamedas das avenidas Maranguape, Guadalupe e Marinho Chagas, nos conjuntos Panatis e Parque dos Coqueiros, na Zona Norte. Na Alameda da Avenida Afonso Pena, foram registradas três ocorrências este ano, somando 9.272 metros de cabos furtados. Já na Alameda da Avenida Maranguape, o furto foi de 6.860 metros, também em três ocorrências. Conforme o município, os materiais e equipamentos mais procurados pelos criminosos são os cabos de cobre e alumínio, luminárias e refletores. Uma das preocupações da Semsur é com relação às novas luminárias que a prefeitura está substituindo por LED, já que elas têm mais valor de mercado do que as comuns. 

O mercado negro é considerado o grande comprador dos equipamentos roubados, tanto luminárias como o fio de cobre, que é reciclado e reutilizado em diferentes setores. De acordo com a chefe de operações de iluminação da Semsur, Andrea Paula, a secretaria vem adotando medidas preventivas que visam coibir a ação dos bandidos e dificultar o furto desses equipamentos. “Uma das providências foi a mudança de toda a rede de fiação, substituindo os fios de cobre por alumínio que não tem valor de mercado. Outra providência foi a concretagem da tubulação subterrânea. A Semsur também colabora com os órgãos de segurança pública, fornecendo informações que possam auxiliar às investigações e registrando os casos em delegacias locais”. 

A Semsur também solicitou que a população denuncie ações suspeitas à Guarda Municipal ou à Polícia Militar e disponibilizou o Disque Iluminação para que a população possa comunicar situações de apagões relacionadas ao roubo de cabeamento, além de outros problemas relacionados à iluminação pública. O número do serviço é o 0800 281 8980 e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário