Você Em Destaque Em Nosso Site!

Você Em Destaque Em Nosso Site!
Os Melhores Da Região Estão Aqui!

Seu Anuncio Está Aqui!

Seu Anuncio Está Aqui!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Proposta reduz jornada semanal de trabalho do brasileiro de 44 para 36 horas

   Postado Por: Elinho Promoções

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/19 reduz de 44 para 36 horas a jornada semanal do trabalhador brasileiro. A redução terá prazo de dez anos para se concretizar.
O texto, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), tramita na Câmara dos Deputados.
Com a medida, o parlamentar espera atacar o desemprego no País. “Em vários países, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial tem sido discutida como um dos instrumentos para preservar e criar empregos de qualidade e possibilitar a construção de boas condições de vida”, afirma.

O litoral Sul potiguar é berçário natural de tartarugas ameaçadas de extinção

   Postado Por: Elinho Promoções

Há três anos uma equipe de pesquisadoras da Oceânica realiza o monitoramento da temporada reprodutiva de tartarugas marinhas nas praias de Búzios e Tabatinga.
A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) é uma espécie criticamente em perigo de extinção, que faz das areias de Búzios e Tabatinga, no litoral Sul potiguar, um berçário para centenas de tartaruguinhas no verão. Desde 2017 a Oceânica realiza o monitoramento sistemático dos ninhos como uma linha de ação do Projeto Ponta de Pirangi – patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e Governo Federal.
A primeira temporada monitorada pelo Ponta de Pirangi aconteceu de fevereiro à julho de 2018. Nesse período a equipe monitorou 54 ninhos e 5.111 filhotes de tartarugas. A segunda, de dezembro/18 a julho/19, mostrou o potencial de Búzios: 114 ninhos e 10.700 filhotes acompanhados em segurança até o mar.
O monitoramento da temporada reprodutiva (2019/2020) começou em dezembro de 2019 e até então foram registrados 49 ninhos. Porém a partir de setembro, presenciamos um grande crime ambiental que atingiu a nossa costa, o derramamento de petróleo. “A toxicidade do petróleo, pode impactar as tartarugas marinhas em todos os seus estágios de vida, por este motivo, o monitoramento após o derramamento é ainda mais necessário, principalmente nestas praias, que foram as mais atingidas do Litoral do RN” afirma Jéssica Paiva, Coordenadora de Monitoramento de tartarugas marinhas de Búzios.

Todos por um ninho
A cada ninho encontrado pela equipe de pesquisadoras, é feita uma marcação com estacas numeradas que servem tanto para identificação e acompanhamento, como para sinalizar aos visitantes da praia a presença de um ninho. As atividades de campo acontecem a partir das 5:30 da manhã e, com sorte é possível acompanhar tartarugas fêmeas em momento de desova. “Encontramos os ninhos através dos rastros das fêmeas, fazemos medições relacionadas às nossas pesquisas, demarcarmos a localização e monitoramos os ninhos até a eclosão dos ovos. Garantir que as tartarugas enfrentem somente os obstáculos naturais tem sido nosso maior desafio”, conta Jéssica Paiva. Para que a praia ofereça segurança aos ninhos, os moradores, frequentadores e turistas que visitam Búzios e Tabatinga podem colaborar tomando cuidados simples, entre eles: evitar passar próximo ao ninho, não mexer na estaca de marcação e na cerca que fica ao redor, não permitir que animais domésticos entrem no cercado e que veículos transitem na praia, diminuir a iluminação de refletores das casas e estabelecimentos de praia e cuidar do seu lixo, seja ele orgânico ou não.
Educação ambiental
Através de um diálogo constante a Oceânica trabalha na sensibilização da comunidade para importância de conservar o ambiente marinho. “Essa espécie fez de Búzios seu berçário e por isso devemos nos orgulhar e proteger ao máximo para que volte a povoar os mares e equilibrar nosso ecossistema”, aconselha Lígia Rocha, Coordenadora do Projeto Ponta de Pirangi.
Além disso estas informações se tornaram base para atividades de educação que a Oceânica realiza com moradores, estudantes, turistas e demais interessados. Com elas foram produzidos materiais educativos como o cartaz, “A riqueza da Praia de Búzios”, que foi distribuído em todos os pontos comerciais, escolas e associações da área; e a exposição fotográfica “Um berçário na Praia de Búzios”, criada pela Oceânica para divulgar os resultados do monitoramento e chamar a atenção aos impactos ambientais locais e de escala global que interferem no ciclo de vida das tartarugas marinhas. Mais de 600 pessoas já puderam conhecer e se encantar. “São realizadas também solturas públicas de filhotes de tartarugas marinhas. Esta atividade tem um fim educativo e de sensibilização para que a comunidade e os visitantes possam presenciar uma cena que evidencia a riqueza da praia de Búzios, a fragilidade da espécie e a necessidade de sua conservação”, revela Jéssica.
Sobre a Oceânica – Pesquisa, Educação e Conservação
A Oceânica foi fundada em 2002 com o objetivo de fomentar o uso sustentável dos recursos marinhos, integrando pesquisa científica, educação e práticas de conservação. Nossa missão é “buscar a conservação dos ecossistemas costeiro-marinhos, por meio da pesquisa, educação e governança, respeitando a cultura e promovendo o bem-estar humano atual e das gerações futuras, de forma integrada e participativa com a sociedade”. Nossa principal área de atuação é o litoral potiguar. Realizamos pesquisas sobre a biodiversidade marinha e o processo de ocupação da costa, campanhas de mobilização da sociedade, fóruns de discussão para ordenamento do uso, ocupação e conservação do litoral, além de participação direta em redes, fóruns, conselhos e comitês no RN que envolvam a zona costeira, unidades de conservação, pesca artesanal, educação ambiental, urbanismo e meio ambiente.

Natal sedia III Congresso Regional de Direito Municipal

   Postado Por: Elinho Promoções

A capital potiguar vai sediar o III Congresso Regional de Direito Municipal nos dias 26 e 27 de março. O evento terá como tema principal a reforma tributária. A Associação dos Auditores do Tesouro Municipal de Natal (ASAN) é uma das entidades realizadoras do congresso.
O evento é voltado para auditores fiscais das três esferas (municipal, estadual e federal), procuradores, advogados, gestores municipais, estudantes de direito e interessados ao tema.
O tema central do evento será ‘Reforma Tributária – uma Receita para o Futuro’ e a proposta é debater e refletir sobre o assunto mais importante na atualidade, e que impactará na vida de toda a sociedade brasileira. A programação busca fomentar a discussão em torno das recentes propostas de reformas tributárias para o Brasil, que visam, aparentemente, simplificar e modernizar o sistema tributário brasileiro, mas carecem de muita reflexão, num contexto em que se faz extremamente necessário garantir as receitas e autonomia dos municípios.
O evento é uma realização conjunta do Sindicato dos Fazendários Municipais do Rio Grande do Norte – SINFAM-RN; Associação dos Auditores do Tesouro Municipal de Natal – ASAN; Associação dos Procuradores e Consultores Jurídicos do Município do Natal – APROCONAT e também conta com o apoio da FENAFIM – Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais e da ANPM – Associação Nacional dos Procuradores Municipais.

Conexão ENEM aprova 30 alunos em universidades do Nordeste através do SISU

   Postado Por: Elinho Promoções

A manhã de hoje sexta-feira (31) foi de comemoração e agradecimento na Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN). Isso porque alguns dos 30 estudantes do projeto Conexão ENEM, que foram aprovados em cursos superiores de universidades do Nordeste, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), compareceram à Escola para desfrutar de suas conquistas com as pessoas que os ajudaram nessa empreitada.
“É com alegria, satisfação e muito orgulho que recebemos aqui os alunos aprovados no SISU.  Eles vieram comemorar conosco e agradecer o trabalho da Assembleia Legislativa, do presidente Ezequiel Ferreira e da Escola da Assembleia”, destacou o professor João Maria de Lima, diretor da EALRN.
O professor também prestou homenagens a todos os profissionais envolvidos no projeto. “Queremos agradecer aos servidores da Assembleia que trabalhavam com dedicação aos sábados e domingos dos ‘aulões’ e, também, aos professores, nossos parceiros, que estavam voluntariamente passando conhecimento e sempre motivando os alunos”, registrou.
Segundo Letícia Oliveira, aluna do programa aprovada em Gestão Hospitalar na UFRN, o Conexão ENEM foi fundamental para sua aprovação. “O projeto tem uma didática específica e conta com professores especialistas no exame. Isso me ajudou muito. Estou feliz e realizada por passar no curso que eu queria”, frisou.
Mãe do estudante Luiz Raian, aprovado no curso de Saúde Coletiva da UFRN, Elizabeth Lopes ressaltou a importância do Conexão ENEM para os alunos que estudam e trabalham.
“Esse projeto é essencial para quem trabalha e não tem tempo de estudar durante a semana. Ele é uma prova de que, quando temos políticas públicas acessíveis à população com menos condições financeiras, é possível proporcionar uma educação diferenciada, que gere conquistas como a do meu filho”, relatou, orgulhosa.
O projeto
Iniciado em 2015, na TV Assembleia, o Conexão ENEM tem como alvo os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São exibidos, ao vivo, pela TV Assembleia (quinta-feira, 20h; sexta-feira, 17h30; sábado, 16h30; e domingo, 16h), aulas e debates sobre assuntos pertinentes ao processo seletivo. Em 2019, o projeto cresceu e realizou “aulões” presenciais em Natal e no interior do RN.

Em ato inédito, Governo do RN distribui sementes crioulas para agricultores familiares

   Postado Por: Elinho Promoções

Casada, mãe de três filhos, Ana Maria da Silva Gomes, 52, é agricultora, guardiã de sementes, pescadora e cabeleireira da comunidade Assentamento Professor Maurício de Oliveira, na cidade de Assu, região Oeste do Rio Grande do Norte. Ela representa uma das três mil famílias beneficiadas pelo Programa Estadual de Sementes Crioulas – as sementes da tradição – que pela primeira vez estão sendo doadas pelo governo estadual para agricultores familiares.
A primeira etapa de distribuição, realizada através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Rural (Sedraf), ocorreu hoje sexta-feira (31), no auditório da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semiárido), em Mossoró, onde foram entregues sementes de milho, feijão, sorgo, castanha de caju, fava e arroz vermelho.
Os tipos de sementes foram definidos pelos próprios agricultores porque são as mais utilizadas pela maioria dos contemplados, cuja tradição é passada de geração a geração. Para execução do programa estadual, o governo adquiriu 50 toneladas de sementes, produzidas por 41 famílias de agricultores, os quais são chamados de guardiões de sementes. A solenidade contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, que desde o início da sua gestão tem tido um olhar especial para a agricultura familiar, tendo criado uma secretaria que trata exclusivamente deste segmento, atendendo a uma antiga reivindicação da categoria.
“É uma alegria estar aqui para anunciar benefícios que estão contribuindo para fortalecer a agricultura familiar, principalmente neste ano, em que o inverno vai ser bom. Eu lhes garanto que não será por falta de sementes que vocês vão deixar de plantar”, afirmou. Um dos objetivos do programa é o fortalecimento da agricultura familiar, por meio da compra direta e distribuição dos grãos aos agricultores, além do resgate da valorização das sementes crioulas, bastante utilizadas por comunidades tradicionais, como remanescentes indígenas e de quilombolas.
“Estamos recebendo uma semente boa, de tradição, que nos garante ter uma boa safra. As outras, que não são produzidas por nós, não são saudáveis, então a gente se envenena, envenena a terra e as pessoas”, disse a agricultura Ana Maria, que aprendeu com os pais e os avós a manejar o solo. Ela e sua família até pouco tempo tiravam todo o sustento da agricultura, com roçados de feijão, milho, gergelim, jerimum, batata doce, macaxeira e algodão mocó. Atualmente, a filha cursa engenharia agronômica na Ufersa com o propósito de continuar o legado da família.
O Programa Estadual de Sementes Crioulas é uma ação que garante a reposição de estoques de sementes, mantendo a tradição e a qualidade da produção, além de estimular a produção de alimentos saudáveis, combater a pobreza e promover a segurança alimentar e nutricional. “Sabem o que é isso? É a nossa história sendo recontada por vocês com auxílio do Governo. As sementes plantadas pelas mãos de vocês ganham vida, geram emprego, renda e saúde para nosso povo”, continuou Fátima.
Para dar suporte aos agricultores, a Sedraf realizou em julho um curso de formação voltado para a produção agroecológica de sementes crioulas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi.
Nesse processo, o agricultor Rildo Souza de Góis, 52, residente em Felipe Guerra, casado, pai de dois filhos (um é médico veterinário e outro aluno de engenharia elétrica na Ufersa), produziu e forneceu 800 quilos de milho para o governo. “Há muitos anos nós sonhávamos com um programa que valorizasse a nossa tradição. Agora, temos uma semente de qualidade, natural, sem ser transgênica, e que vai gerar renda para o pequeno produtor”, declarou. Ele é ligado à Rede Xique-Xique, que apoia agricultores familiares. “Eu sempre guardo minhas sementes. Toda vida fui agricultor e trabalho na terra que eu adquiri através do crédito fundiário”.
Para o secretário da Sedraf Alexandre Lima, a distribuição de sementes crioulas, que antes de serem entregues passaram por controle de qualidade, comprovando sua pureza e eficácia quanto à germinação, é um verdadeiro marco para a agricultura familiar no Rio Grande do Norte. “O que estamos realizando aqui faz parte do cumprimento do programa de governo, que é sagrado para nós. Esse foi apenas o começo, porque a partir de hoje vamos continuar focados na produção, aquisição e distribuição das sementes de tradição”, afirmou.
PIONEIRISMO – O programa, lançado no dia 30 de setembro, durante a instalação da sede do governo em Mossoró, é fruto de uma parceria da Sedraf com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Mapa), e com Emater-RN, Uern, Ufersa, ongs, Asa Potiguar, Fetarn, Fetraf, MST, Cooperativa Central da Agricultura Familiar do RN (Cooafarn), Fundação Nacional do Índio (Funai), além de associações e casas comunitárias de sementes crioulas. Paralelo a este programa, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAPE), executa também com recursos via Mapa o Programa Banco de Sementes, que a partir da próxima semana iniciará a distribuição de outros tipos de grãos, sendo que a maioria é modificada geneticamente.
O superintendente regional da Conab, Boris Minora, participou da solenidade e afirmou que o Ministério da Agricultura destinou R$ 1,5 milhão para aquisição de sementes crioulas, que foram divididos para os estados do Rio Grande do Norte (contemplado com R$ 600 mil), Alagoas e Piauí, únicos que conseguiram concluir os processos para execução do programa. A deputada Isolda Dantas, autora da lei que criou o Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Pecafes), destacou a importância da ação, que beneficia milhares de famílias no RN. “A gente quer ver o semiárido rico e forte, livre de alimentos transgênicos”, reforçou.
Durante o evento, aconteceram outras quatro ações: lançamento do Portal Pecafes, desenvolvido em parceria com a Uern para dar suporte aos agricultores que vão participar do Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária; entrega dos cheques de microcrédito para agricultores (Agência Nacional de Fomento/AGN), cujo montante ultrapassou R$ 300 mil; entrega de escrituras públicas a proprietários que adquiriram suas terras através do Plano Nacional do Crédito Fundiário e assinatura de contrato para liberação de crédito no valor de R$ 543 mil para os agricultores investirem em sua propriedade, beneficiando 62 famílias.
Também participaram da solenidade os deputados estaduais Souza e Francisco Medeiros; a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro e outros vereadores da região; a vice-reitora da Ufersa, Raquel Rosado; os secretários de estado Guilherme Saldanha (SAPE), Pedro Florêncio (Administração Penitenciária/Seap) e Lucenilson Araújo (adjunto da Sedraf); a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia; o diretor-presidente da Emater, César Oliveira; o presidente da Fetarn (Federação dos Trabalhadores Rurais do RN), Manoel Cândido; e representantes de Ongs e associações de agricultores como MST, Asa Potiguar, Rede Xique-Xique, dentre outras.

[Memória] Hoje completa 31 anos da morte do cantor Carlos Alexandre

   Postado Por: Elinho Promoções

ontem quinta-feira, 30 de janeiro, completou 31 anos da morte de um dos cantores potiguares que mais brilhou no cenário nacional, o Novacruzense Carlos Alexandre. O cantor morreu por volta das 13h, em 30 de janeiro de 1989 em um acidente automobilístico, entre Tangará e São José de Campestre, quando voltava de um show em Pesqueira, em Pernambuco.

Na época o cantor havia lançado recentemente o disco Sei, Sei. No seu repertório de sucessos, encontramos canções como "Feiticeira", "Cartão Postal", "Sertaneja" e "A Ciganinha".

De acordo com matérias publicadas na época, ele foi sepultado, no cemitério de Bom Pastor no dia 31 de janeiro, ao som da multidão cantando Feiticeira.

No acidente morreram Carlos Alexandre, o Baterista e o contrabaixista (esses dois estavam no banco de trás). O motorista que levara o carro até a cidade anterior sobreviveu, pois estava usando o cinto de segurança.


Secretário da Previdência e presidente da FIERN visitam oficinas de costuras no Seridó

   Postado Por: Elinho Promoções

As oficinas de costura localizadas em São José do Seridó receberam a visita do secretário especial da Previdência e do Trabalho, do Ministério da Economia, Rogério Marinho, do presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, do diretor superintendente do Sebrae, Zeca Melo, e do empresário André Street.
O principal momento da programação foi na comunidade Caatinga Grande, na zona rural de São José do Seridó, onde eles conheceram uma unidade de fabricação que é parceira da Guararapes. Depois, houve a visita à Unidade Móvel de Formação Profissional do SENAI, que está desenvolvendo cursos de qualificação para costureiros do município.
As oficinas de costura de São José do Seridó integram o Programa de Industrialização do Interior, o Pró-Sertão, idealizado por Rogério Marinho quando ele foi secretário de Desenvolvimento Econômico do RN. Desde o início, a FIERN é parceira do Pró-Sertão e participa diretamente com serviços do SESI em saúde e segurança no trabalho e com promoção de cursos profissionalizantes do SENAI.
“Faz parte do planejamento estratégico da FIERN o fortalecimento do Pró-Sertão”, destacou Amaro Sales. O presidente da Federação das Indústrias enfatizou outros potenciais do Seridó: a confecção, a tecelagem, a pecuária, os laticínios. “A presença do secretário da Previdência e Trabalho Rogério Marinho, de empresário e investidores, Sebrae, FIERN, SENAI, traz expectativas de novos negócios e de fortalecimento da indústria no interior do Estado”, reforçou Amaro Sales.
A expectativa para os próximos meses, segundo o presidente da FIERN, é de ações mais integradas e fortalecidas, em um ambiente de negócios com segurança jurídica.
Na comunidade Caatinga Grande, o secretário da Previdência e do Trabalho, Rogério Marinho, anunciou investimento que promete alavancar ainda mais o setor têxtil no Seridó. “Nós conseguimos convênio de 10 milhões de reais que vai permitir a compra do maquinário necessário para implantação da Central de Cortes, em Parelhas. Isso possibilitará que os produtores locais também empreendam com marcas próprias”, destacou Rogério Marinho.
O secretário do Ministério da Economia também compartilhou a ideia de também implantar na região do Seridó uma Central de Comercialização que possa gerar mais emprego, renda e oportunidades para a população. “É um passo adiante que agrega valor à produção local das oficinas de costuras e permite um passo adiante na moda própria”, afirmou Rogério Marinho.
Ao apresentar a dinâmica do Pró-Sertão, Rogério Marinho pediu o apoio do empresário André Street para sensibilizar parceiros nacionais da indústria têxtil para realizarem negócios com as oficinas de costura do semiárido que já estão em uma cadeia produtiva organizada e certificada pela ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil. André Street está no Estado para conhecer o empreendedorismo e o desenvolvimento na área tecnológica do RN, visitando a UFRN, em Natal, oficinas de costura e outros investimentos.
“André é o maior vendedor que podemos ter. Um empresário de 35 anos que tem relacionamento com todo mundo empresarial e que pode atrair a atenção de grandes investidores para o nosso Estado”, defendeu o secretário do Governo Federal.
André Street é cofundador da Stone, startup de processamento de cartões, considerado um dos maiores empreendedores do Brasil. “Vi aqui todo mundo trabalhando com sorriso no rosto e isso faz toda a diferença. Vi também um produto de muita qualidade sendo produzido. Vou enviar uma carta a todos os meus clientes do setor têxtil dizendo que estive aqui e presenciei o trabalho de qualidade de vocês. Sensibilizar para aumentar a carteira de clientes”, relatou o empresário.
Hoje, o Seridó tem a maior concentração de oficinas de costura integrantes do Pró-Sertão. Segundo a Associação Seridoense de Confecções – ASCONF, a capacidade de produção diária da região é de 40 mil peças. Os principais clientes são Guararapes e Hering.

Número de novos empreendimentos cresceu 25,5%

   Postado Por: Elinho Promoções

O número de novos empreendimentos aumentou 25,5% em novembro de 2019 em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Foram registradas 257.697 aberturas, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Na comparação com outubro de 2019, houve queda de 16,2%. O acumulado de janeiro a novembro mostrou a abertura de 2,9 milhões de empresas, com alta de 23,3% no ano.
O volume de novos negócios foi maior na Região Norte, com aumento de 36,3% em novembro comparado ao mesmo mês do ano passado. Em seguida aparecem o Nordeste (27,3%), o Centro-Oeste (26,3%), o Sul (24,8%) e o Sudeste (24,2%).
Entre os estados, o que apresentou a maior variação foi o Amapá, com 73,2% na comparação com novembro de 2018, seguido pelo Amazonas (59,9%) e Roraima (51,8%). O Espírito Santo aparece em último, com alta de 15,1%.

Petrobras corta em 3% preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias

   Postado Por: Elinho Promoções

A Petrobras informou ontem quinta-feira (30) que vai reduzir o preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias em 3% a partir de hoje sexta-feira (31). Em janeiro, já é a terceira vez que a estatal corta o preço dos combustíveis. Na semana passada, a empresa diminuiu o preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias em 1,5% e 4,1%, respectivamente. Em 14 de janeiro, promoveu um corte de 3%.
A petroleira estatal tem reiterado que sua política para ambos os combustíveis segue o princípio da paridade de importação, que leva em conta preços no mercado internacional mais os custos de importadores, como transporte e taxas portuárias, com impacto também do câmbio, destaca a Reuters.

Currais Novos: Juiz determina que motorista embriagado causador de acidente pague pensão a vítima

   Postado Por: Elinho Promoções

O juiz Ricardo Antônio Fagundes, da 2ª Vara da Comarca de Currais Novos, deferiu uma Medida Liminar em favor de uma vítima de acidente de trânsito, ocorrido há poucos dias, na saída de Currais Novos para a RN 041, o qual foi causado por um motorista embriagado. 

Na decisão, ele atendeu ao pedido da Advogada da vítima, Dra. Flávia Maia, e determinou, além do pagamento mensal de um salário mínimo, o imediato bloqueio do veículo de propriedade do acusado, impondo-lhe a restrição a venda junto ao DETRAN/RN. 

“Esta medida judicial se apresenta com um duplo caráter. O primeiro deles é o punitivo, de forma que a resposta célere da justiça ameniza o sofrimento da vítima. O segundo deles é o pedagógico, para que o acusado compreenda o tamanho do dano causado a sociedade por ter transgredido a lei ao dirigir embriagado” disse a advogada Dra. Flávia Maia.

Secretaria inicia pré-seleção de candidatos para indústria de pescados

   Postado Por: Elinho Promoções

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mossoró iniciou na quarta-feira (29), a pré-seleção de candidatos para Indústria de Pescados Frecomares. O frigorífico está previsto para inaugurar no mês de fevereiro.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto, explica que nesse primeiro momento, a empresa anuncia a contratação de 44 pessoas, podendo chegar a 60 pessoas em um curto espaço de tempo, em diferentes funções, para trabalhar no frigorífico previsto para inaugurar no mês de fevereiro.
“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fará a pré-seleção dos candidatos, encaminhando seus currículos para a empresa de acordo com os pré-requisitos elencados pela empresa. A Prefeitura de Mossoró tem trabalhado para atrair novas empresas e tem dado o apoio necessário às empresas com o objetivo de proporcionar novas oportunidades de emprego na cidade. É a orientação da prefeita Rosalba Ciarlini”, frisa.
O cadastro e candidatura para a vaga podem ser feitos a partir desta quarta-feira, 29, com o recebimento dos currículos dos candidatos, que devem ser entregues das 7h30 às 13h30, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que funciona no prédio da antiga Funger, à Rua Rui Barbosa, 282, Alto da Conceição. O prazo de entrega dos currículos se estende até a próxima sexta-feira, dia 31.
O Diretor Comercial da Indústria de Pescados Frescomares, Estevão Campos, explica que a seleção será realizada a partir do dia 18 de fevereiro, e dia 5 de março tem início a contratação dos candidatos selecionados. Ele lembra que o setor de frigoríficos será inaugurado no dia 17 de fevereiro.
Além dos 60 empregos esperados inicialmente para o setor de frigoríficos, a empresa anuncia que novas contratações deverão acontecer ainda este ano. “Após a inauguração do frigorífico, já vamos iniciar as obras da Indústria de Enlatados, e provavelmente, num prazo de quatro a cinco meses já estará funcionando”, ressalta o representante da Frescomares. Para esta nova etapa, a empresa afirma que deverão ser gerados novos 140 empregos diretos, e aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos.
Relação de cargos e vagas disponibilizadas:
Salão – 30 (Mulheres e Homens)
Recepção de Mercadorias – 4 (Homens)
Empacotamento – 6 (Mulheres e Homens)
Engenharia de Pesca – 2 (Mulheres e Homens)

Anatel divulga reajuste nas tarifas de ligação fixo-móvel

   Postado Por: Elinho Promoções

A ligação de telefone fixo para celular ficou mais cara. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, no Diário Oficial da União (DOU), o reajuste nas tarifas do Plano Básico de Serviço das concessionárias de telefonia fixa nas chamadas locais e de longa distância direcionadas à telefonia móvel.
O percentual de reajuste nas chamadas fixo-móvel variou entre 2,008% e 8,0289%, a depender da empresa em que a chamada será originada. As variações nos percentuais de reajuste se devem, basicamente, aos diferentes períodos de apuração da inflação aos quais cada concessionária tem direito.

Cinco meses após primeira aparição, vestígios de óleo ainda são encontrados em uma praia do RN

   Postado Por: Elinho Promoções

Uma praia do Rio Grande do Norte continua recebendo óleo cinco meses após os primeiros aparecimentos de manchas que atingiram mais de mil praias do litoral das regiões Nordeste e Sudeste. Os vestígios são encontrados em Tabatinga, em Nísia Floresta, Litoral Sul potiguar. As informações são do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
De acordo com o órgão, 34 toneladas do material foram recolhidas desde os primeiros aparecimentos de mancha, no final de agosto do ano passado. A situação já é considerada normalizada e os órgãos do estado agora se concentram na contabilização dos prejuízos ambientais e financeiros.

Mossoró: Hospital Rafael Fernandes é selecionado para atender casos suspeitos de coronavírus

   Postado Por: Elinho Promoções

O Ministério da Saúde anunciou, ontem quinta-feira (30), em coletiva de imprensa realizada em Brasília (DF), que o sistema de saúde público brasileiro está sendo preparado, de forma preventiva, para atender possíveis pacientes infectados com o novo coronavírus e, para isso, abrirá processo de licitação para alocar novos mil leitos nos hospitais de referência indicados pelos estados.
No Rio Grande do Norte, dois hospitais foram listados pelo Ministério como referência para o atendimento de casos suspeitos de coronavírus. Em Natal foi designado o Hospital Giselda Trigueiro, e em Mossoró o Hospital Rafael Fernandes.
Nesta quinta-feira (30) a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) para o novo coronavírus. Com isso, uma ação coordenada de combate ao vírus deverá ser traçada pela organização entre diferentes autoridades e governos. Até o momento, nove casos no Brasil se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela OMS.

Mortos pelo novo coronavírus na China chegam a 212

   Postado Por: Elinho Promoções

O número de mortes registradas na China em decorrência do novo coronavírus 2019 n-CoV chegou a 212. A informação foi divulgada pela GloboNews na noite de ontem quinta-feira (30).
O número de casos confirmados no mundo na tarde desta quinta era de 7.818, de acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, que divulgou informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em coletiva na sede do órgão. Na China o número de casos confirmados era de 7.736 até então. Quanto aos casos graves o total era de 1.370.
Também na tarde desta quinta, a OMS declarou que os casos são uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
As duas notificações feitas pela Bahia ao Ministério da Saúde foram descartadas como suspeitos de coronavírus por não apresentaram os requisitos para serem enquadrados como suspeitas. O país contabilizou até o meio dia desta quinta 9 casos suspeitos e 43 notificações.

PM promove mais de 2,6 mil praças da corporação em Natal

   Postado Por: Elinho Promoções

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou ontem quinta-feira (30) a promoção de 2.676 praças da corporação. O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral da PM, no bairro do Tirol, em Natal. Atualmente, a corporação conta com pouco mais de 7,3 mil agentes ativos.
Durante a solenidade, 1.655 policiais foram elevados ao posto de cabo, 395 cabos ao de 3º sargento, 198 ao de 2º sargento, 200 ao de 1º sargento e 228 ao de subtenente.
A governadora Fátima Bezerra (PT), participou da solenidade. “Fizemos um esforço extraordinário e colocamos a segurança pública como prioridade do governo. Fiz questão de estar aqui para partilhar com vocês esse momento tão importante para todos nós”, afirmou.
Fátima também se referiu ao termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre Governo do RN e Ministério Público Estadual (MPE) para a convocação de uma nova turma de formação de praças da Polícia Militar do RN (PM-RN), ampliando a quantidade de mulheres incluídas no processo.
O edital, que segue uma legislação da década de 1990, havia reservado para o público feminino apenas 62, das mil vagas. A nova turma de formação, segundo o termo, incluirá todos os aprovados nas seis etapas da seleção que não entraram na primeira chamada.
A quantidade de candidatos aprovados que serão chamados para a turma de 2021 ainda será definida, pois depende diretamente do prosseguimento da atual formação. Ao fim do processo seletivo foram aprovadas 1.339 pessoas, sendo 1.070 homens e 268 mulheres.
A chefe do Executivo estadual acatou a sugestão da deputada estadual Isolda Dantas, que também participou da solenidade. A deputada entregou à governadora um documento-base para um projeto de lei que equipara a participação da mulher na PM.

Polícia Civil do RN dá dicas de como se prevenir de golpe no WhatsApp

   Postado Por: Elinho Promoções

A empresária Clara Santos, de 34 anos, colocou um anúncio em um site de vendas em Natal. Pouco tempo depois, recebeu uma ligação. Era um suposto atendente do próprio site, de um número com DDD de São Paulo, que pediu para que ele confirmasse seus dados. Em seguida, o suposto funcionário disse que enviaria um código para o celular dela e que assim que ela dissesse o código que recebeu o anúncio no site de vendas seria liberado. Clara passou o código. A partir daí ela não conseguiu mais acessar o WhatsApp no seu celular. Clara foi vítima de um golpe e teve o WhatsApp clonado.
De acordo com a Polícia Civil do RN, os golpes através sites de compras têm se tornado recorrentes. E o destino mais comum dos criminosos é o WhatsApp. Depois que o estelionatário consegue clonar a conta, começa a mandar mensagem para vários conhecidos da vítima pedindo dinheiro. Ao ligar para a vítima se passando por funcionários do próprio site, os criminosos pedem a confirmação de um código, que chegará por mensagem de texto no celular. Na verdade, o criminoso está tentando acessar o WhatsApp dessa pessoa de outro lugar.
Ele pega o número do telefone e tenta cadastrar o aplicativo em outro dispositivo. Quando isso acontece, a empresa que administra o app envia uma senha para o aparelho de origem, para que o usuário informe se não se trata de uma invasão. Essa senha precisa ser digitada no aparelho novo, em que se pretende usar o WhatsApp. Se a vítima fornecer esse código, o bandido tem acesso aos dados do aplicativo no celular dele, e cancela o uso no dispositivo original. A partir daí, começa a se comunicar com os contatos, solicitando, normalmente, quantias em dinheiro.

Regina Duarte terá R$ 2,2 bilhões de orçamento para política cultural

   Postado Por: Elinho Promoções

O “noivado” entre Regina Duarte e o governo virou “casamento”. Após reunião, na quarta-feira (29/1), com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a atriz aceitou o convite para assumir a Secretaria Especial de Cultura. Ela terá a missão de pacificar a relação entre o órgão, abalado por seguidas crises, e a classe artística.
Regina Duarte será responsável por gerenciar a política do setor no país, orçada em R$ 2,25 bilhões, segundo o Portal da Transparência. Ela chefiará uma estrutura de seis secretarias, seis escritórios regionais e sete entidades vinculantes, sendo quatro fundações e três autarquias, como a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Tanto poder, contudo, terá um custo. Para assumir a pasta, Regina Duarte rescindirá o contrato com a TV Globo, onde recebe salário fixo de R$ 60 mil. Quando estava com algum trabalho no ar, os vencimentos chegavam a R$ 120 mil. Como secretária, terá remuneração de cerca de R$ 17 mil. Para contornar a situação, o governo estuda a possibilidade de ceder a ela o posto de ministra, tirando a Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e transformando-a em ministério. Assim, os vencimentos mensais seriam de mais de R$ 31 mil, além de status elevado.

Com dores no abdômen Bolsonaro é internado, mas já deixou hospital

   Postado Por: Elinho Promoções

Após passar por exames, Jair Bolsonaro deixou há pouco o Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. O presidente reclamou de dores no abdômen ainda durante visita a Belo Horizonte, no início da tarde, enquanto sobrevoava áreas atingidas pela chuva.
Ao retornar para Brasília, Bolsonaro foi levado ao hospital. Permaneceu no local por uma hora e meia. Os médicos avaliaram se os sintomas estão ligados à tela no abdômen que foi instalada para correção da hérnia que se formou no abdome.
O presidente já passou por quatro cirurgias desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018.
Bolsonaro não tem compromissos oficiais previstos para hoje sexta-feira.

TRAIRÍ GÁS E AGUÁ EM SÃO BENTO DO TRAIRÍ R.N, LIGUE GÁS: (84) 98742- 1095 OI \ 98183- 1814 VIVO

   Postado Por: Elinho Promoções

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Suspeita de coronavírus deixa passageiros presos em cruzeiro

   Postado Por: Elinho Promoções

Cerca de 6 mil pessoas estão retidas a bordo de um cruzeiro italiano enquanto dois passageiros chineses são testados por suspeita de coronavírus, disse um porta-voz da empresa Costa Cruzeiros hoje quinta-feira (30).
O casal chinês chegou à Itália em 25 de janeiro e, no mesmo dia, embarcou no navio Costa Smeralda, no porto de Savona. Em seguida, os dois passageiros se sentiram mal, apresentando febre e dificuldades respiratórias.
O cruzeiro já havia visitado Marselha, na França, e os portos espanhóis de Barcelona e Palma de Mallorca nesta semana antes de atracar em Civitavecchia, a norte de Roma, nesta quinta-feira.
Ninguém tem permissão para desembarcar do navio enquanto exames médicos são feitos para avaliar se o casal é portador do coronavírus, disse um porta-voz da companhia marítima.
Ele acrescentou que a situação pode demorar “algumas horas” antes de ser esclarecida.
Nesta quinta-feira, alguns países começaram a isolar milhares de cidadãos que deixaram a cidade chinesa de Wuhan, uma medida para impedir a propagação do vírus, que já matou 170 pessoas na China.

TV Globo destaca verão e preços baixos para turismo em João Pessoa (PB)

   Postado Por: Elinho Promoções

O Mais Você, da TV Globo, destacou o verão em João Pessoa. O repórter da TV Cabo Branco, Giuliano Roque, mostrou os atrativos da orla da capital paraibana e evidenciou o ‘Caribessa’.
Ana Maria Braga noticiou que João Pessoa foi eleito por um site de turismo como o destino de melhor custo-benefício do Brasil.
O repórter da TV Cabo Branco mostrou o custo da hospedagem, da água de coco, da tigela do açaí, do ‘caldinho’ de peixe. Romeu, dono de um quiosque na praia do Bessa, revelou que os turistas se surpreendem com os preços mais baixos em João Pessoa em comparação com outros locais de turismo no país.
Ana Maria Braga também se divertiu com o jeito espontâneo do repórter pernambucano que trabalha na afiliada da Globo em João Pessoa.

EDP levanta R$ 1 bilhão para construção de parques eólicos no Rio Grande do Norte

   Postado Por: Elinho Promoções

O EDP anunciou ontem quarta (29) que o BNDES aprovou financiamento de R$ 1 bilhões para a EDP construir seis novos parques eólicos nos municípios de Jandaíra, Lajes e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte.
Os parques terão capacidade instalada de 319,2 MW e começam a ser construídos e 2021, entrando em operação a partir do ano seguinte. O financiamento do BNDES corresponde a 70% do investimento total do projeto e também prevê a construção da subestação associada.
Em dezembro do ano passado, o consórcio Pátria Investimentos, Shell e Mitsubishi Hitachi Power Systems Americas (MHPS) anunciou que conseguiu levantar R$ 2 bilhões com o BNDES para a construção da térmica a gás Marlim Azul Energia, em Macaé (RJ). O contrato com o banco tem prazo de 24 anos e o projeto vai demandar investimento total de R$ 2,5 bilhões.
O BNDES aprovou também aprovou em 2019 financiamento de R$ 1,26 bilhão para o Grupo Engie construir 18 parques eólicos e seus sistemas de transmissão nos municípios baianos de Sento Sé e Umburanas. O financiamento do banco para o Complexo Eólico Umburanas representa 78,8% do total de investimentos previstos no projeto, que terá capacidade instalada de 605 MW.

MP expede recomendações para disciplinar carnaval em cidades do interior do RN

   Postado Por: Elinho Promoções

Visando reduzir os gastos, combater a poluição sonora e zelar pela segurança durante o carnaval 2020, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu recomendações para os Municípios de Areia Branca, Grossos e Tibau.
Os documentos, elaborados pela 1ª Promotoria de Justiça de Areia Branca, são direcionados aos chefes do Poder Executivo e secretários, à Polícia Militar, aos organizadores das festas e ao público e já foram entregues durante uma reunião entre o MPRN, os gestores municipais e os órgãos de segurança.
Para os prefeitos, o MPRN recomenda que contratem apenas por inexigibilidade de licitação, apresentações de cantores e bandas musicais diretamente ou por meio de empresário exclusivo – circunstância a ser comprovada. Ainda foi orientado que os Municípios não celebrem contrato com empresários que apresentem meras declarações de exclusividade temporária dos artistas e que não realizem pagamentos antecipados a bandas, artistas ou quaisquer outros contratados, exigindo comprovação da efetiva prestação do serviço para o pagamento. Quando não houver empresário exclusivo, o Município deverá deflagrar o regular procedimento de licitação, tendo em vista a viabilidade da competição.
Outro alvo das recomendações foi o equilíbrio de gastos das prefeituras com o carnaval 2020, especialmente se estiverem em débito com as folhas de pagamento de pessoal. Logo, o MPRN indica que se a remuneração dos servidores públicos municipais, referente aos meses de 2019 e ao 13ª salário, não esteja integralmente quitada, se abstenham de realizar gastos e despesas com a mencionada festa.
E, ainda que a folha de pessoal esteja em dia, se o Município manifestar interesse de realizar os festejos, deverá comprovar a adoção de medidas destinadas à redução nos custos para tal (que vão de serviços de mídias, publicidade, contratação de artistas, a serviços de “buffet”, de montagens de
estruturas de palco e som para apresentações, entre outros). O MPRN também sugere que os Poderes Públicos busquem parcerias e patrocínios na iniciativa privada para poupar o dinheiro público.
Poluição sonora e segurança
A principal medida orientada pelo MPRN para a PM, é que por meio dos seus respectivos comandos, efetuem a apreensão dos veículos e dos respectivos instrumentos sonoros que forem flagrados produzindo sons ou sinais acústicos capazes de incomodar o trabalho ou o sossego
alheios; Isso deve ser feito independentemente da época em que a legislação for violada, mas, com principal atenção durante o período festivo do carnaval.
Para isso, a PM deve observar que: a autoridade responsável pela apreensão fará o procedimento de autuação e encaminhamento do equipamento de som e do veículo para um seguro e adequado; sendo possível desconectar o som do veículo sem danos, no momento da ocorrência, a autoridade policial poderá se restringir à apreensão da aparelhagem sonora; durante o período diurno, o limite de tolerância ficará condicionado às reclamações da população, que precisam se identificar perante a autoridade policial no momento da reclamação (para viabilizar a configuração da contravenção penal previsa em lei); e caso o responsável pelo veículo ou equipamento não atenda à determinação da autoridade policial, esta deverá, além de apreender o instrumento de emanação sonora abusiva, autuar o infrator também pelo crime previsto em lei (dificultar a ação fiscalizadora do poder público no trado de questões ambientais cuja pena é de detenção de um a três anos, além de multa).
Os policiais também deverão dispensar maior atenção às áreas residenciais, bem como aquelas próximas a hospitais, asilos, casas de repouso, para que, independentemente de horário, não sejam usados paredões ou instrumentos sonoros, em limites superiores aos determinados em lei. A recomendação ministerial também é direcionada aos foliões para que se abstenham de utilizar aparelhos sonoros de modo que prejudiquem o sossego alheio ou causando poluição sonora.
A quarta recomendação ministerial visa zelar pela segurança de foliões, uma vez que reforça aos Municípios que apenas liberem a realização de festas, via alvarás, mediante comprovação
das autorizações expedidas pelo Corpo de Bombeiros Militar. O documento também orienta que os organizadores também só realizem eventos após receberem essa autorização dos bombeiros e que respeitem as imposições, restrições e interdições realizadas pela corporação.