Postado Por: Elinho Promoções
O pão nosso de cada dia, hábito milenar, movimenta um setor em crescimento constante no Rio Grande do Norte. Entre 2020 e 2025, a panificação no estado registrou aumento de 42,4%, segundo dados da Receita Federal, demonstrando força mesmo em cenários desafiadores. Em julho, mês em que se comemora o Dia do Padeiro ou Dia do Panificador, a homenagem é para os profissionais dedicados à produção de pães e outros produtos de panificação, como bolos, tortas e salgados.
O setor tem forte presença de pequenos negócios, com destaque para os microempreendedores individuais. Das 2.712 empresas formais de panificação no RN, 1.773 são MEI’s, o que corresponde a 65% do total. O restante inclui 857 microempresas e 63 empresas de pequeno porte. Os dados são da Receita Federal, com referência ao mês de julho.
Para Ana Carolina Ribeiro, gestora do Projeto de Alimentos e Bebidas do Sebrae-RN, a participação tão grande dos pequenos negócios demonstra o papel estratégico da panificação para o empreendedorismo local. “Ter essa força dos pequenos negócios mostra como o setor é um motor da economia. São empreendimentos que geram empregos, movimentam a economia dos bairros e mantêm viva a tradição da panificação no estado”, afirma.
A tradição da panificação no estado convive com mudanças para atender novos mercados e melhorar processos. Vitória Lima, da Padaria Sabor de Pão, em São Vicente/RN, atua no ramo há 19 anos. “Produzimos pães, pães especiais, bolos, salgados e tortas. Durante a pandemia, iniciamos uma fábrica de bolachas que hoje vende para oito cidades do Seridó”, explica. Ela participou do programa InovaPan, do Sebrae-RN, que ajudou a reformular a gestão de sua padaria. “Foi uma experiência muito boa. Mudamos processos internos e formamos um confeiteiro que era apenas auxiliar de produção”, relata. Para ela, o setor precisa de incentivos e redução de impostos, além de investimentos em formação de novos profissionais.
A Uau Delícias, em Natal, também aposta na qualidade e na inovação. Fundada no fim de 2019, a empresa começou com salgados, mas precisou mudar de estratégia durante a pandemia. Desde 2020, investe em pães especiais sem aditivos químicos ou conservantes, com foco no mercado gourmet. Vicente Rêgo, proprietário, explica que os produtos valorizam ingredientes regionais, como o pão de macaxeira com coco e o pão sertanejo com queijo de qualho. A marca hoje vende para empórios, supermercados e condomínios, com planos de expandir para outros estados. “É um produto consumido diariamente. Mas para se manter no mercado, é preciso criar novidades e evitar a repetição”, avalia.
Ele também destaca o apoio do Sebrae-RN como fator importante para o crescimento. “O Sebrae abre portas para os empreendedores e dá visibilidade. Recomendo que todos busquem esse suporte”, afirma. Recentemente, os produtos da empresa foram reconhecidos com o Selo Feito Potiguar por valorizarem ingredientes regionais em sua composição.