O Governo do Rio Grande do Norte reconheceu situação de seca em 147 municípios do estado após a redução considerável das chuvas em 2025, o que comprometeu a recarga dos reservatórios públicos e a produção agrícola. O Decreto nº 34.946, assinado pela governadora Fátima Bezerra, foi publicado nesta quinta-feira 2 no Diário Oficial do Estado (DOE/RN).
A decisão levou em conta relatórios da Agência Nacional de Águas (ANA), Companhia de Águas e Esgotos (Caern), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). Os dados mostram que a estação chuvosa de 2025 (janeiro a junho) registrou 16,1% menos chuva que o esperado, com maior severidade nas regiões Central (-24,5%) e Agreste (-20,4%).
Do total de municípios afetados (88% do estado), 71 estão em seca grave, incluindo Caicó, Currais Novos, Caraúbas, Parelhas, Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria e Paraná; outros 36 em seca moderada e 40 em seca fraca. “As regiões mais afetadas são o Seridó e o Alto Oeste, com impactos mais graves que nas demais regiões do Estado”, informou o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Alexandre Fonseca. Só no Alto Oeste, 28 cidades estão nessa condição.
Segundo a Caern, dez municípios vivem situação de colapso ou pré-colapso no abastecimento de água, atingindo 108 mil pessoas. O caso mais crítico é Serra do Mel, em colapso há quatro anos devido à contaminação dos poços. Os reservatórios monitorados pelo Igarn acumulavam nesta quarta-feira (1º) 2,28 bilhões de m³, 44,2% da capacidade, contra 3,14 bilhões de m³ no mesmo período de 2024.
Relatório da Sape aponta queda na produção agrícola, principalmente em regime de sequeiro. As culturas mais atingidas foram milho, feijão, algodão e sorgo. O algodão agroecológico teve perda de 90% da área cultivada.
Diante da situação, o governo estadual anunciou medidas emergenciais e estruturantes. Entre elas estão a perfuração de 500 poços até abril de 2026, construção de 2.500 cisternas (396 concluídas), instalação de dessalinizadores e apoio à agricultura com fornecimento de feno a preço subsidiado e distribuição de palma forrageira.
“Já estamos com um conjunto de ações em execução, especialmente na área da agricultura, como um projeto da Emparn de produção de feno a preço subsidiado, com o qual estamos conseguindo chegar a vários municípios para ajudar os pequenos produtores. Também estamos atuando fortemente na distribuição de palma forrageira. O objetivo não é o consumo imediato pelos animais, mas principalmente que os agricultores recebam sementes e mudas de boa qualidade para plantar em suas propriedades e, assim, assegurar a alimentação dos rebanhos em futuras estiagens — que, por estarmos no clima semiárido, certamente teremos”, afirmou o secretário da Agricultura, Guilherme Saldanha.
Na zona rural, 76 municípios recebem abastecimento do Programa Operação Carro-Pipa, executado pelo Exército. Uma frota de 210 caminhões leva água potável para consumo humano.
Entre as obras estruturantes estão a Barragem de Oiticica, inaugurada em março de 2025, com capacidade para 47 milhões de m³ de águas da transposição, e investimentos em adutoras. A Adutora do Seridó, em andamento, beneficiará 300 mil pessoas, e a do Agreste atenderá 38 cidades, com 400 mil moradores. Já a Adutora Apodi-Mossoró, com investimento de R$ 82 milhões, opera experimentalmente em trecho de 63 km e garantirá abastecimento a Mossoró, município com 278,5 mil habitantes.
“O Governo do Estado está fazendo um grande esforço para que a gestão de recursos hídricos no Semiárido possa evoluir de uma gestão de crise, com soluções emergenciais, para uma gestão de risco calculado, baseada no planejamento”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varella Neto.
Municípios afetados pela seca no RN
- Acari
- Assu
- Água Nova
- Afonso Bezerra
- Alexandria
- Almino Afonso
- Alto do Rodrigues
- Angicos
- Antônio Martins
- Apodi
- Areia Branca
- Baraúna
- Barcelona
- Bento Fernandes
- Bodó
- Bom Jesus
- Boa Saúde
- Caiçara do Norte
- Caiçara do Rio do Vento
- Caicó
- Campo Grande
- Campo Redondo
- Caraúbas
- Carnaúba dos Dantas
- Carnaubais
- Ceará-Mirim
- Cerro Corá
- Coronel Ezequiel
- Coronel João Pessoa
- Cruzeta
- Currais Novos
- Doutor Severiano
- Encanto
- Equador
- Felipe Guerra
- Fernando Pedroza
- Florânia
- Francisco Dantas
- Frutuoso Gomes
- Galinhos
- Governador Dix-sept Rosado
- Grossos
- Guamaré
- Ielmo Marinho
- Ipanguaçu
- Ipueira
- Itajá
- Itaú
- Jaçanã
- Jandaíra
- Janduís
- Japi
- Jardim de Angicos
- Jardim de Piranhas
- Jardim do Seridó
- João Câmara
- João Dias
- José da Penha
- Jucurutu
- Lagoa d’Anta
- Lagoa de Pedras
- Lagoa de Velhos
- Lagoa Nova
- Lagoa Salgada
- Lajes
- Lajes Pintadas
- Lucrécia
- Luís Gomes
- Macaíba
- Macau
- Major Sales
- Marcelino Vieira
- Martins
- Maxaranguape
- Messias Targino
- Monte Alegre
- Monte das Gameleiras
- Mossoró
- Nova Cruz
- Olho d’Água do Borges
- Ouro Branco
- Paraná
- Paraú
- Parelhas
- Parazinho
- Passa e Fica
- Patu
- Pau dos Ferros
- Pedra Grande
- Pedra Preta
- Pedro Avelino
- Pendências
- Pilões
- Poço Branco
- Portalegre
- Porto do Mangue
- Pureza
- Rafael Fernandes
- Rafael Godeiro
- Riacho da Cruz
- Riacho de Santana
- Riachuelo
- Rio do Fogo
- Rodolfo Fernandes
- Ruy Barbosa
- Santa Cruz
- Santa Maria
- Santana do Matos
- Santana do Seridó
- Santo Antônio
- São Bento do Norte
- São Bento do Trairi
- São Fernando
- São Francisco do Oeste
- São João do Sabugi
- São José do Campestre
- São José do Seridó
- São Miguel
- São Miguel do Gostoso
- São Paulo do Potengi
- São Pedro
- São Rafael
- São Tomé
- São Vicente
- Senador Elói de Souza
- Serra Caiada
- Serra de São Bento
- Serra do Mel
- Serra Negra do Norte
- Serrinha
- Serrinha dos Pintos
- Severiano Melo
- Sítio Novo
- Taboleiro Grande
- Taipu
- Tangará
- Tenente Ananias
- Tenente Laurentino Cruz
- Tibau
- Timbaúba dos Batistas
- Touros
- Triunfo Potiguar
- Umarizal
- Upanema
- Venha-Ver
- Vera Cruz
- Viçosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário