O presidente da França, Emmanuel Macron é cotado para se tornar o próximo presidente da Fifa. Com dois anos de mandato restantes, o atual chefe de estado francês já pensa nos próximos passos. De acordo com a revista francesa So Foot, a presidência da entidade máxima do futebol estaria nos planos de Macron. A informação é de uma matéria do Metrópoles.
A ideia teria nascido da paixão do mandatário pelo futebol. Além da presidência da Fifa, Macron também é especulado para um futuro cargo na Louis Vuitton, empresa de grife com a qual o chefe de estado e sua esposa possuem proximidade.
O Metrópoles aponta que a revista francesa coloca a proximidade do presidente com o astro francês Mbappé e a torcida declarada ao Olympique de Marseille como indicativos da relação de interesse de Macron com o futbeol. Apesar dos indicativos, o presidente da França dificilmente teria condições de se candidatar para as próximas eleições da Fifa.
Entre os critérios de elegibilidade para concorrer ao cargo de presidente da entidade está o desempenho de um “papel ativo” no mundo do futebol por pelo menos dois anos anteriores à eleição. O próximo pleito da Fifa acontece em 2027, ano em que acaba o mandato de Macron como chefe de estado da França. Desta forma, o presidente teria de conciliar o mandato com as atividades em prol do cargo na Fifa. Além disso, Macron precisaria conseguir o apoio de, pelo menos, cinco federações que compõem o quadro da entidade, acrescenta o Metrópoles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário