O Rio Grande do Norte teve um aumento de 21,5% dos condutores com atividade remunerada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do fim de 2022 até maio deste ano. Com isso, o estado saiu de 133 mil condutores nessa situação para 162 mil.
Os dados são do Setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) e foram divulgados nesta semana.
A inclusão de exercício da atividade remunerada (EAR) na CNH é necessário para condutores que transportam, por exemplo, passageiros por aplicativos – seja por automóvel ou motocicleta – ou para serviços de entrega de alimentos e outros produtos.
Em dezembro de 2022 havia
- 976.749 condutores no geral
- 133.947 com Exercício da Atividade Remunerada (EAR) na CNH
- 13,7% do total de habilitados são com EAR
Em maio de 2024:
- 1.027.829 de condutores no geral
- 162.796 com EAR
- 15,83% do total de habilitados são com EAR
Um aumento ainda maior, segundo o Detran, foi no número de mulheres com EAR. Em números absolutos, em 2022, eram 12.421. Já em maio de 2024, o número chegou a 16.687, um aumento de 34,34%.
Especialista considera aumento como positivo
O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Rubens Ramos, que também é especialista em transporte e trânsito considera o aumento no número de pessoas com carteira remunerada como positivo.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Aplicativo de Transporte do RN, Carlos Cavalcanti, explicou que empresas grande tem instalado bases no Nordeste e contratado profissionais dessa categoria, o que tem aumentado também o número de serviços.
“Muitos trabalhadores trabalham hoje com a entrega de mercadorias, então tem grandes empresas varejistas que estão se instalando no Nordeste, principalmente em Natal. Então você tem várias empresas que estão fazendo esses transporte de mercadorias, que absorvem esses trabalhadores”, disse.
Como fazer para ter atividade remunerada na CNH?
Para que o usuário possa incluir o Exercício de Atividade Remunerada na CNH o processo pode ser iniciado de forma on-line, pelo Portal de Serviços do Detran, ou de maneira presencial, fazendo o agendamento de abertura de processo de habilitação para uma unidade do Detran.
Na ocasião, o usuário apresenta a documentação (Original da CNH, comprovante de residência e o formulário RENACH).
Em seguida são geradas as taxas e após o pagamento serão realizados os exames médico e o psicológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário