A vereadora de Juazeiro do Norte (a 492 km de Fortaleza), presidente da Câmara Municipal, Yanny Brena Alencar, 26 anos, foi vítima de feminicídio pelo namorado Rickson Pinto, 27 anos, que se suicidou em seguida. É o que apontam os laudos da Pefoce (Perícia Forense do Estado do Ceará) divulgados ontem quarta-feira (22) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
O casal foi encontrado morto no último dia 3 de março na casa onde morava no bairro Lagoa Seca. A causa das mortes foi asfixia, segundo os exames feitos nos corpos.
O caso é investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte. Os detalhes sobre as circunstâncias das mortes, conforme a Folha de São Paulo, serão apresentados pela Polícia Civil nesta quinta-feira (23).
Em sua última publicação nas redes sociais, em 17 de fevereiro, a presidente da Câmara Municipal alertou sobre violência contra mulher no Carnaval.
“Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o carnaval! Vamos aproveitar com alegria, diversão e responsabilidade. E atenção, principalmente para as mulheres: #Ligue180, é um serviço gratuito de denúncias pra crimes contra a mulher”, escreveu Yanny, em seu perfil Twitter, onde publicava com frequência.
Rickson Pinto se apresentava como atleta de vaquejada, mas não possuía uma ocupação fixa, conforme as investigações. Ele tinha uma filha e estava no relacionamento com Yanny desde 2020. A Edil, que também era médica e fazia plantões, chegou a desabafar com uma amiga desde o tempo do colégio também médica, que estava cansada de arcar só com todas as despesas. A informação foi repassada através de depoimento para a polícia.
Yanny exercia seu primeiro mandato como vereadora pelo PL, tendo sido eleita no pleito de 2020 com 3.956 votos, a segunda maior votação da Casa naquela disputa. Ela é irmã do deputado federal Yury Bruno, conhecido como Yury do Paredão (PL-CE). No último dia 10 de março, quando a vereadora completaria 27 anos, o parlamentar fez uma postagem em homenagem à Yanny.
Nenhum comentário:
Postar um comentário