O governo Lula anunciou que fará, até sexta-feira (24), uma reunião com bancos e representantes do sistema financeiro para discutir a taxa de juros do crédito consignado para aposentados do INSS.
Segundo nota divulgada pela Casa Civil, “a expectativa é chegar a um acordo sobre a taxa. Há previsão de que, na próxima semana, o ministro da Previdência convoque uma nova reunião do Conselho Nacional da Previdência Social para discutir o tema”.
Um encontro realizado ontem segunda (20) entre Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Lupi (Previdência) não chegou a nenhum acordo. Segundo o Estadão, o governo cogita deixar o juro desse tipo de empréstimo entre 1,8% e 2%.
Na semana passada, o CNPS aprovou proposta de Lupi, sem a anuência da Casa Civil ou do Ministério da Fazenda, para reduzir os juros do consignado de 2,14% para 1,74%.
Como consequência, bancos privados e públicos, como a Caixa Econômica Federal (foto) e o Banco do Brasil, decidiram suspender essa modalidade de crédito, argumentando que o juro não cobria os altos custos de captação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário