Você Em Destaque Em Nosso Site!

Você Em Destaque Em Nosso Site!
Os Melhores Da Região Estão Aqui!

Seu Anuncio Está Aqui!

Seu Anuncio Está Aqui!

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Setor de serviços fecha 2022 com alta de 8,3% e bate recorde

   Postado Por: Elinho Promoções

O volume do setor de serviços fechou o ano de 2022 com alta acumulada de 8,3% no Brasil, informou ontem sexta-feira (10) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com o resultado, alcançou patamar recorde na série histórica, iniciada em 2011. O segmento também ampliou a distância em relação ao nível pré-pandemia. Está 14,4% acima de fevereiro de 2020, período anterior à crise sanitária.

Na comparação mensal, o segmento subiu 3,1% em dezembro, ante novembro. O dado veio acima das projeções do mercado. Analistas consultados pela agência Bloomberg esperavam crescimento de 1,3%.

O setor de serviços envolve uma grande variedade de negócios. Inclui, por exemplo, bares, restaurantes, hotéis, empresas de transporte, informação e comunicação.

Em 2022, o segmento mostrou um desempenho mais expressivo do que a produção industrial e as vendas do varejo, também pesquisadas pelo IBGE. A produção das fábricas teve baixa de 0,7%, enquanto o comércio avançou 1%.

Com a pandemia, houve impulso a serviços de transporte de mercadorias e não dependentes do contato direto com clientes, como os associados à tecnologia.

No ano passado, a vacinação contra a Covid-19 também permitiu a retomada de atividades presenciais prestadas às famílias. Bares, restaurantes e hotéis fazem parte dessa lista de serviços.

Em 2023, um dos fatores que ainda preocupam analistas é a inflação. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de serviços acelerou de 0,44% em dezembro para 0,60% em janeiro, segundo o IBGE. Em 12 meses, a taxa passou de 7,58% para 7,80%.

O juro alto também é visto como um fator com potencial de limitar o desempenho de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário