Em nota técnica emitida na noite de ontem quarta-feira (27), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas acima dos 18 anos no Rio Grande do Norte. De acordo com a orientação, a dose deve ser aplicada com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).
O Rio Grande do Norte tem, até o momento, 2.006.953 pessoas com mais de 18 anos vacinadas, o que representa 91% da população. Com a segunda dose são 1.883.735 (85%). Com o primeiro reforço, ou seja, a terceira dose estão vacinados 1.249.085 pessoas, 56% e com a segunda dose de reforço (D4) são 234.386 pessoas, 10% da população.
“A ampliação do reforço deste público é fundamental para garantir a continuidade da imunidade contra a Covid-19 e auxiliar a redução dos casos confirmados e de internações, considerando que as medidas preventivas são voltadas para a vacinação e as medidas não farmacológicas”, explica a coordenadora do programa de imunização Laiane Graziela.
O imunizante a ser utilizado para a dose de reforço deverá ser Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. As plataformas de vacinas inativadas não estão recomendadas para a finalidade descrita no documento, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário