A Polícia Federal deflagrou em São Paulo, na manhã de hoje terça-feira (23), a Operação Fiscela, com o objetivo de desarticular esquema de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que gerou obtenção indevida de 40 benefícios previdenciários de auxílio-doença.
Nesta manhã, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital paulista e realizados sequestros de valores de contas bancárias de 31 pessoas, conforme decisão da Primeira Vara Federal de Campinas.
Iniciadas em 2018, as investigações foram realizadas no âmbito da força-tarefa composta pela Polícia Federal e pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT).
Durante as diligências, foram identificadas dezenas de pessoas empregadas que estavam simulando problemas de saúde e, com apresentação de documentação falsa, conseguiam obter o benefício de auxílio-doença previdenciário.
Até o momento, foram identificados 40 benefícios suspeitos, sendo que alguns investigados receberam o auxílio mais de uma vez.
A força-tarefa estima que o pagamento dos benefícios fraudados tenha gerado prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil ao erário.
Os investigados responderão pelos crimes de estelionato majorado, falsidade documental e ameaça. Somadas, as penas podem ultrapassar 10 anos de reclusão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário